24 dezembro 2010

Nosso Primeiro Natal + 18 Semanas

Estou baita entusiasmada com o Natal deste ano: primeiro Natal casadinha, primeiro Natal com meu picurruxo na barriga. E só de pensar que no próximo ele vai estar aqui, nos meus braços.... Nossa, não há palavras.

Por aqui os preparativos estão de "vento me poupa". Eu e maridão vamos passar o Natal na minha mãe, o Ano Novo ainda está me dando "dor de cabeça", depois explico. Depois conto como foi nosso primeiro Natal. Beijo e Felississímo Natal pra vocês treinantes, gravidinhas e mamães de primeira viajem. Em especial para as minha amigas blogueiras Déia Musso e Taly Watanabe: Vocês são muito especiais pra mim, não sei nem porque. Déia fiquei super felis por saber da sua bençaõ. Taly, mesmo estando preocupada, sei que tudo dará certo!



  18 Semanas

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 12,5 e 14cm. O peso do feto é agora de 150g aproximadamente.

Desenvolvimento do embrião: O feto continua a crescer e desenvolver-se mas, agora o seu rápido crescimento vai diminuir um pouco de rítmo. Os seus sentidos, como tato e audição estão agora se tornando mais reais e ele pode ouvir os sons que vem de fora. E, daqui para frente, ele vai ouvir tudo o que a mamãe está falando.  Esta semana é também o início de ossificação. Esse é o termo médico para o endurecimento dos ossos em miniaturas do seu bebê. E isso é uma coisa boa.
Os nervos do seu bebê estão fazendo conexões cada vez mais complexas. O seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos desenvolvimento. Uma substância chamada mielina, que torna as transmissões nervosas mais rápidas, está agora revestimento os nervos do seu bebê.

Mudanças em seu corpo: O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, uns 2cm aproximadamente. Ideal seria se você tivesse ganhado até agora por volta de 4,5 à 5,8kg mas, claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa. Se você acha que está ganhando muito peso, converse com o seu médico e peça uma sugestão para a sua alimentação, talvez seja preciso consultar com um nutricionista. Ganhar mais peso do que o recomendável torna o período da gravidez e pós-gravidez mais difícil para você e não beneficia o bebê. Da mesma forma, não tente fazer nenhum tipo de dieta ou regime sem consultar primeiro com um nutricionista pois você poderá estar privando-se de substâncias essenciais para o seu corpo durante a gravidez.  Mais ou menos depois de 18 semanas, você pode começar a sentir uma agitação em sua barriga, são os primeiros movimentos do bebê, ele está fazendo ondas... Nas próximas semanas, esses sentimentos se tornarão mais evidentes. E em breve será será mais evidente e você poderá sentir e quase ver  os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em movimento em toda a sua barriga.
Dores de gás são um modo de vida agora, portanto, é comum confundir a movimentação do feto com um pouco de indigestão. Se você não começar a sentir a agitação do seu bebê ainda, não se preocupe. Este acontecimento acontece em períodos diferentes para pessoas diferentes. Se você notar uma clara falta de movimentação fetal após sentir o seu bebê pela primeira vez, provavelmente não é nada demais, mas não custa entrar em contato com seu médico.
Se você estiver sentindo fome durante estes dias, renda-se (com moderação). É especialmente importante ingerir carboidratos para suprir as necessidades energéticas de ambos, suas e de seu bebê. Por isso, mantenha a dieta de Atkins longe por no mínimo 22 semanas. 
Converse com seu médico sobre as possibilidades de se fazer atividades físicas. Fazer atividades físicas melhora a circulação sanguínea, você relaxa e descansa. Algumas atividades como hidroginástica, ioga para gestantes, massagem linfática e relaxamentos são muito indicados. Sentir tonturas e sensação de fraqueza é normal durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam desde que sejam passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa contate seu médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa devida a uma mudança brusca de posição e ocorre com frequência na gravidez devido à adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante pra mim!

Obrigado pela visita!!!

♡ Grauce e Junior ♡