26 julho 2012

Desmame

Finalmente tomei coragem. Digo tomar coragem porque é muito difícel negar. Dói na alma! Quando é a criança que larga foi uma opção dela, mas quando é a gente que tira... Fica muito difícil!

Muita gente me criticou, falou pra eu não fazer isso. Mas cada sabe onde lhe aperta o sapato. Eu não vou mentir e dizer que sempre foi um mar de rosas, como vejo muita mãe dizendo por ai. Tinha dias que era prazeros, outros um tormento.

Mas, o que pesou mesmo na minha decisão, foi um dia que o Junior ficou com a minha mãe. E gente, pasmem, ele colocou o peito dela pra fora e mamou, só pra dormir. Isso foi o cúmulo. Não por ter "mamado" na minha mãe, mas pela extrema necessidade dele de sucção!

Outra, o Junior tem vida de recem nascido, acorda muito durante a noite. E, por conta do meu cansaço, acabo trazendo ele pra cama de madrugada. Cama compartilhada não dá! Ele é espaçoso, e o pai idem. Imaginem como eu fico?!

Conversei com o pediatra. Sabe quais foram as palavras dele: "Mãe, desmame é na marra!" Não tinha outro jeito, eu tinha que negar e pronto. O pedi chegou até a dizer que se eu não conseguisse "de boa", que eu colocasse um pouco de dipirona no bico do peito. Ia amargar e ele, aos poucos, ia desistir. Só que não funcionou. No começo (nas primeiras 5 tentativas), ele até desistia, mas depois mamava com o gosto e tudo!

Dái que, no último sábado, aproveitei o papai em casa pra me ajudar nessa dura tarefa. Fomos para um almoço na casa da bisa do Junior. Lá tinha os primos, os tios, a avó, além da bisa pra ajudar. De manhã ele chegou a dar umas goladinhas, mas quando cheguei lá comecei a negar. Quando ele pedia, eu chamava o papai e pedia pra distrair ele. E, na hora de dormir, eu dei. Meus peitos pareciam que ia explodir!!

No domingo, ele foi pra casa da avó, minha sogra. Isso também ajudou muito! E, novamente, voltei a dar mamá na hora de dormir.

Mas, o meu temor mesmo, era pela segunda-feira. Eu ficaria sozinha com ele, não teria ninguém pra distrair ele, caso pedisse. Mas, pra minha surpresa, ele pouco pediu. Quando pedia, era porque tinha fome. Nossa, como fiquei orgulhosa! Eu consegui, com muita dor, negar o peito à ele.

A cada dia que passa vai ficando mais fácil. Ele pede cada vez menos. Geralmente é sempre quando tem fome ou sono. Durante o dia eu dou a chupeta pra ele dormir. Não que ele chupe, mas tá ajudando muito. Na hora de dormir, à noite, eu dou o peito normalmente. Quero que o desmame seja tranquilo e devagar. Vou deixar ele se acostumar a ficar totalmente sem peito durante o dia, vou esperar ele parar de pedir e só então começar o desmame noturno.

Minha produção de leite diminiu considerávelmente. Hoje meus peitos nem chegam a ficar enoooormes e doloridos. 

To super feliz, porque não sinto que meu filho está sofrendo. Tá sendo um desmame sem choros sentidos, sem traumas, tanto pra ele, quanto pra mim.


Só pra finalizar...

Dia 11 Junior completou 1 ano e 2 meses. Acho que não cabe mais ficar distacando cada coisa nova que ele faz, porque não muitas. Ele dá tchau, bate palmas, foge pro quintal, chama o Marley, come de tudo, é lenado... Enfim, é muita coisa! 

Ele tá muito engraçado e muito levado, mas é o orgulho da minha vida!!!

11 comentários:

  1. oi querida... ainda não estou nessa fase, mas
    imagino o quanto deve ter sido sofrido pra você
    essa decisão... a gente fica com dó né?
    Mas se é o melhor pra vocês vá em frente, outro
    dia tava comentando com meu marido que as pessoas
    dão muitos pitacos, mas a gente é que deve ser firme com o que achamos correto ensinar ou fazer com os nossos filhos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Grauce, cada mãe faz o que acha melhor para o seu filho, desmamei o meu com 1 ano e 1 mês na marra tbm, foi difícil mas na época achei que era melhor.
    O Junior já está grandinho já come de tudo, e amamentar uma criança maiorzinha desgasta a gente.

    Boa sorte e tudo de bom!
    bjs, Jaque

    ResponderExcluir
  3. ooii... Assim é legal, destrair pra ele nao pensar!
    Boa tática. E esta dando certo.
    Paarabanes mamãe você esta conseguinndo.
    Fica a dica para as mãe de bebe menores..

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Qdo li o título da postagem e as primeiras linhas pensei que vc tivesse tirado peito de vez!!!!Mas vc está fazendo aos poucos, da maneira mais tranquila possível, isso é boom, pois o desmame de uma vez traz consequências psíquicas sérias pra criança que só vão se manifestar qdo ela tiver mais velha!
    Parabéns pela estratégia amorosa que está seguindo!!!!
    bju

    ResponderExcluir
  5. Oi Grauce!
    Nossa fiquei feliz pelo seu recadinho no meu cantinho viu! Obrigada viu! Realmente este bebê foi muito sonhado e esperado!!!
    Alias seu filhote é lindo demais! Parabéns!
    Vou te seguir e ler os seus posts de quando estava grávida pra ter uma referência rsrs.
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Grauce, estou torcendo pra que essa fase de desmame passe logo e que ambos se adaptem logo!
    Muito obrigada pelos parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Ai Gruce, ri com seu comentário no meu bloguinho e mais ainda, já me vi fazendo o mesmo rsrs. Como dizem, mãe é tudo igual, só muda de endereço né! rs.
    Bjos querida!

    ResponderExcluir
  8. Olá flor...Amei seu blog e ja estou seguindo como membro!!! Vim te agradecer pela visita em meu cantinho e pelo carinho e recadinho deixado no blog, obrigada de coração viu. neste momento estou precisando desabafar um pouco esta historia pra seguir em frente e o blog tem sido um auxilio pra mim neste sentido. Agradeço por vc partilhar comigo das lagrimas, mas eu sei que e breve compartilharemos da minha futura gestação e tão logo do bebe que terei em meus braços!!! Até lá, vou relatando um pouquinho do caminho que percorri até chegar nos dias de tentante =)
    Nos próximo post escreverei os motivos pelos quais me levou a detalhar a historia no blog.
    Estarei dando uma lidinha no seu blog pra me situar melhor, srsrs...Mas já imagino o seu aperto no coração por tentar desmamar..Acho que eu ficaria bem sentida pois meu sonho é amamentar...Mas quando se faz necessário não tem pra onde correr, né. Bjinhos e ótima semana.
    Eliane
    http://viveramarfazervalerapena.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Nossa Grauce q situação dificil heim !!!

    Mas o bom é q vcs estão bem !

    Bjos
    Fabi

    ResponderExcluir
  10. Imagino a dificuldade que seja para desmamar. Eu não passei por isso, pois sempre tive pouco leite e a Bella deixou naturalmente.

    boa sorte!

    ResponderExcluir
  11. É essa fase de tirar não é facil mesmo, eu comecei agora e ele só mama pra dormir agora tenho que conseguir tirar esse pra dormir, mais não é facil ainda mais que ele pede...
    Bjinhos no baby

    mamaenathan.blogspot.com

    coisasepaodemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante pra mim!

Obrigado pela visita!!!

♡ Grauce e Junior ♡