21 agosto 2012

Amamentar: até quando?

Estou numa das piores fases da minha vida como mãe. Eu sofro, tenho vontade de chorar, de sair correndo. To me sentindo um peixe fora d'água, a mamãe mostro que não gosta de amamentar seu filho. E, por incrível que pareça, o que mais estou lendo nos blogs maternos é relatos maravilhosos sobre amamentação.

Ai vocês vão pensar assim: "Cruzes, que mãe é essa que não gosta de dar mamar pro filho! Porque teve então?" Gente, a coisa aqui tá difícil, muito difícil! Difícil no último grau que essa fase pode chegar. Eis agora o meu relato, que por sinal não vai ser nada agradavel. Vocês gostem ou não!

Sempre tive leite, muito leite, graças a Deus! Com 8 meses meu peito já vazava, e eu me sentia muito feliz por saber que poderia amamentar, que eu seria e teria o alimento tão primordial pros primeiros meses de vida do meu filho.

Junior nasceu. E sem nenhuma dificuldade, a primeira mamada foi um sucesso. E o muleque era guloso! Na maternidade ele acabou com o colostro e lá mesmo meu peito começou a rachar e a doer. Mesmo assim eu não desisti, aquilo me dava prazer, felicidade. Eu me senti capaz demais, pois coloquei ele no mundo e dava o alimento que ele tanto precisava. Amava toda aquele troca de carinho, de afeto e de amor que tinhamos.

Os meses foram passando, outros alimentos começaram a ser introduzidos e o Junior nem tchum. Ele não dava um sinalzinho se quer de que começaria a largar ou diminuir as "goladinhas", não esquecia o peito em nenhum momento! Mas não me incomodava e ele acordava no máximo 3 vezes por noite.

Mas, o tempo foi passando, passando... E nada! Ele não esquece! Há quase um mês atrás eu fiz um relato sobre o inicio do desmame. Comecei tirando as mamadas diurnas, que não tiveram nenhum resultado. Eu, mera tola, achei que não mamando mais durante o dia ele, aos poucos, pediria menos durante a noite. E me enganei! Como me enganei! Fez o efeito contrário, ele nunca acordou tanto. Nem mesmo quando era um RN, a coisa era tão complicada!

Ontem, lendo o relato da Carol que está mudando o sono do Lucas, percebi que ele chega a negar peito. Gente por aqui num rola nem a pau! Se o Junior acordar no meio da noite, o que acontece sempre, a única coisa que vai fazer ele dormir de novo é o peito! 

Agora, pensem comigo, imaginem um bebê de 1 ano e 3 meses acordando mais de 4 vezes toda noite?? E com isso rola a cama compartilhada sempre. Eu ando tão cansada que chego a trazer ele pra cama dormindo, essa noite mesmo nem lembro como ele veio parar do meu lado.

Eu to desesperada, me sinto uma mãe de merda, que não consegue desmamar o filho, que não consegue acabar com a cama compartilhada. Que não consegue dar padrão nenhum a ele!

Ainda tem outra, o sono dele tá uma porcaria! Funciona assim os horários:
9/10h - acorda e toma mamadeira
12h - Almoço
15h - Lanche
18/19h - Janta
22h - Mamadeira
?? - Dormir

Ele toma vitamina, come bastante fruta, bastante legume, pão, biscoito, suco. Enfim, ele come de tudo. Depois do almoço eu dou banho, se eu der antes bate moleza e ele não almoça direito. Ai lááááá pras 2/3 da tarde ele dorme. É um sono ótimo depois da troca de horário. Antes ele almoçava e eu logo fazia ele dormir, na realidade não era nem dormir era cochilar, durava só 40 minutos, no máximo 1 hora. Mas ai lá pras 7 da noite ele queria dormir de novo. Ai honey, soninho de novo só 1/2 da manhã!!!

Enfim, depois que troquei o horário do sono as coisas melhoraram. Mas ele reluta muito pra dormir! Tudo se complica depois que o Maicon chega do trabalho, as 11 da noite! Ele quer brincar com pai. Já pedi pro Maicon evitar brincadeiras agitadas com ele nesse horário e até que funcionou. Mas mesmo assim ele briga muito pra se entregar ao sono. Ele só dorme depois de não aguentar mais!

Eu estou desgastada, cansada! Porque além de não dormir anoite, eu passo o dia ligada no 1500volts. O Junior é muito, muito levado! Eu falo até que quem pariu ele foi uma macaca de tanto que ele trepa nas coisas kkkk. Se eu der mole ele foje pro quintal, já quebrou um prato, ligou o ferro de passar na tomada, pega vassoura, balde. Tudo pra ele é brinquedo.

Eu fico com dó. Sei que bem no fundo é porque ele brinca pouco, a minha casa é muito pequena e o lugar que moro não ajuda em nada. Nem posso levar o menino pra correr na rua porque aqui é um lugar muito perigoso. Posso dizer, com todas as letras e com toda vergonha do mundo, que moro numa favela! Na minha infância esse lugar era maravilhoso, mas hoje... Se eu quiser que meu filho cresça e seja um homem de bem ou eu saio daqui ou ele é criado preso, vivendo de casa pra escola e de escola pra casa.

Gente, me ajuda me socorre! Fiz esse post num momento de desespero. Eu to muito, muito cansada. Sei que vou ter que desmama-lo na marra, tirar de vez. Sei que vai ser estressante e muito cansativo, eu tenho medo de não dar conta! Mas por outro lado sei que continuar assim é prejudicial pra ele e pra mim.

Só pra constar, ele não pega chupeta!

Me ajudem, por favor!!!!

2 comentários:

  1. E ja esta na hora dele dar uma parada mesmo...
    Uma vez na super Nanny que quando a criança pede peito nesses casos a mãe em que tentar distrair, pegar um brinquedo...
    A noitezinha leva ele em um parquinho, é a unica coisa que derruba meu filho, e olha que ele é agitado tambem rs...
    Boa sorte...
    Bjs

    ResponderExcluir


  2. Não tenho a experiência em si, mas como sempre estava com minha irmã que tem 4 filhos, também foi um perrengue o desmame. Mas Já tentou dar mamadeira a noite? Se ele chorar, relutar deixe até ele cansar e perceber que ou é a mamadeira ou nada!
    Do jeito que vc relatou, ele ta mamando de madruga de puro mimo! É normal, mas vc agora reconheceu que chegou no seu limite e que agora não da mais. Vc vai ter de ser radical amiga, pra que mesmo que demore um mês sei lá, suas noites volte a ser tranqüila, dormidas e as do seu Junior tb...Quanto a mexer e subir em tudo...Minha mãe tem 9 netos (dois deles no céu, uma é a minha Isabella), e nenhum deles é quietinho, tem um que é lindo e é hiperativo, imagina o quanto ele é agitado, mexe em tudo, vive pulando, subindo nas coisas, tudo pra ele é pra se brincar...Mas acho que ainda esta no limite pra se considerar normal, mesmo seu filho que tem pouco espaço pra brincar e sob em tudo, e tudo faz de brinquedo (pá, cadeira),rsrs ainda ta no limite de normalidade viu.
    Queria realmente poder te ajudar , vc não esta sendo uma mãe de merda não viu flor (não diga nunca mais isso pra vc mesma viu), vc é mãe humana, que precisa Tb descansar e impor limites, tem que aprender a aplicar regras...Vc não é a única que se sente assim, minha amiga Tb ta numa situação meio que exaustiva com as crianças delas, mas eu sei que vc vai conseguir conduzir essa situação da melhor forma possível!

    Bjinhos estarei na torcida pelas suas noites de soninho e pelo desmame do seu baby (ele já mamou bastante no peito né, ta na hora de cortar mesmo, não se culpe)!
    Fica com Deus

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante pra mim!

Obrigado pela visita!!!

♡ Grauce e Junior ♡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...