04 fevereiro 2011

22, 23 e 24 Semanas

Vou postar as semanas que estou devendo.
22 Semanas

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 19cm. O peso do bebê é agora de aproximadamente 350g.

Desenvolvimento do embrião: Suas unhas agora estão crescidas e cobrem toda a região destinada para elas nos dedos. Seus cílios e sombrancelhas estão também finalizados. O cérebro está em desenvolvimento acelerado.
O bebê tem uma aparência muito magra, mas bem desenvolvida. Se for um menino, os seus testículos estão começando a descer para a bolsa escrotal.
As mãos do seu Gianechinni, ou da sua Bündchen,  têm crescido e estão mais fortes e as terminações nervosas dos dedos estão desenvolvendo o tato. Seu bebê está testando suas novas habilidades tocando seu rosto e pegando o cordão umbilical.
Outros desenvolvimentos interessantes:
  • Você já está criando um pequeno Einstein. O cérebro do seu bebê está se desenvolvendo rapidamente esta semana, e continuará assim até os cinco anos, então supra as necessidades diárias de seu bebê de Ômega 3;
  • O cabelo do seu bebê agora está curtinho e branco, não importando qual a cor que ficará (preto, ruivo, castanho, loiro). Neste momento o bebê ainda não tem pigmento no cabelo;
  • O seu bebê está desenvolvendo o senso do paladar e pode ser capaz de detectar sabores fortes no líquido amniótico. Se pudesse ver seu interior, enxergaria  seu bebê colocando a língua para fora para saborear e depois fazendo careta. Ugh! O líquido amnótico não deve ser nada gostoso!
  • As unhas do neném estão crescidas e cobrem toda a região destinada a elas nos dedos. Os cílios e sombrancelhas também estão finalizados;
  • O sistema límbico, responsável por controlar as emoções e sentimentos do seu bebê está se desenvolvendo, e por incrível que pareça, isto fará com que você mude de humor nas próximas semanas;
  • O bebê tem uma aparência muito magra, mas bem desenvolvida.  A medida dele(a) esta semana, da cabeça aos pés, deve estar em torno de 27 centímetros. O peso do bebê é ade aproximadamente 430 gramas.

Mudanças em seu corpo: O seu útero deve estar agora uns 2cm acima do seu umbigo e você deve estar se sentindo bem. Aproveite esse período da gravidez no qual você ainda não está muito grande e os sintomas que primeiramente te incomodaram agora fazem parte do passado. De alguma forma é divertido estar grávida agora, você se sente bem e sua gravidez é facilmente notada.
Só para lembrar, agora que sua barriga está maiorzinha, na hora de dirigir, não deixe que o cinto de segurança esteja em cima de sua barriga. O cinto de segurança pode e deve ser usado durante toda a gravidez. Coloque-o de forma que este esteja em volta de sua barriga e nunca em cima.
Não deixe também de ingerir muito líquido, de preferência água, água e água. Não contém muitas calorias como refrigerantes e só faz bem, especialmente se estiver muito quente em sua cidade.



23 Semanas

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 20cm. O peso do bebê é agora de aproximadamente 455g. 

Desenvolvimento do embrião: O seu bebê tem agora uma aparência muito parecida com a que vai ter quando nascer só que está ainda bem magrinho. Embora ele esteja ganhando peso a cada dia, sua pele ainda está bem enrugada. Os lábios estão formados e os olhos também mas a íris (a parte pigmentada dos olhos) ainda está sem cor.
O seu bebê ainda terá um bom tempo até os pulmões estarem prontos para o ar e, por enquanto, ele está praticando a "respiração" com líquido amniótico, sugando e expelindo.
Outros destaques desta semana:
  • Neste ponto a produção de gordura está no automático e isto vale para você também. O seu bebê irá basicamente duplicar de peso ao longo das próximas quatro semanas! Você ficará feliz em saber que o mesmo não se aplica a você;
  • Seu bebê está começando a parecer-se mais como um recém-nascido, conforme a pele torna-se menos transparente. O corpo dele está ficando mais proporcional, apesar da cabeça ainda estar grande em comparação ao corpinho;
  • Como a audição do seu bebê está mais apurada, você pode começar a conversar com ele. Isso mesmo que você leu, conversar. Há pessoas que pensam que conversar com o bebê é loucura, mas mal sabem elas que estão totalmente erradas. Conversar com o bebê ainda na barriga da mãe é a coisa mais natural do mundo, além disso ajuda no fortalecimento do vínculo materno-filial. Isso vale para o papai também;
  • Os lábios estão formados e os olhos também. mas a íris (a parte pigmentada dos olhos) ainda está sem cor.

Mudanças em seu corpo: O seu útero está agora à 3,75cm acima do seu umbigo e à 23cm acima do seu osso púbico. As mudanças em seu abdômen estão progredindo devagar mas a sua barriga deve estar bem redondinha. E, exatamente nessa época, você vai começar a ouvir os comentários das outras pessoas. Para alguns você estará tão grande que com certeza deve estar grávida de gêmeos e, de outras pessoas você vai ouvir que sua barriga é tão pequena que você não deve estar grávida de tantas semanas assim. Se você acreditar em alguns desses comentários a ponto de se preocupar, converse com o seu médico, ele vai poder te assegurar sobre sua situação. Lembre-se sempre de que cada gravidez é única, ainda que você já tenha estado grávida anteriormente, dificilmente essa gravidez poderá ser comparada com a(s) outra(s).
Procure descansar durante o dia e não esqueça de ingerir bastante líquido, especialmente água. Se possível, tenha ajuda para o serviço doméstico e evite pegar peso.



24 Semanas

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 21cm. O peso do bebê é agora de aproximadamente 540g. 

Desenvolvimento do embrião: Como você pôde perceber, o seu bebê está ganhando peso rapidamente. Sua audição também está mais avançada agora. Ele pode ouvir e distinguir a voz da mamãe em tons diferentes, ouve as batidas do coração dela e os seus ruídos estomacais. Mas não é só isso, ele ouve praticamente tudo o que está acontecendo a sua volta e, uma latida de cachorro por exemplo, pode assustá-lo a princípio mas ele já vai se acostumando e quando nascer ele vai saber que já ouviu esse som anteriormente. Assim, lembre o seu companheiro de conversar com o bebê também, não é só a voz da mamãe que é importante mas a do papai também.
Se o seu bebê nascer por volta dessa época, ele tem 85% de chances de sobrevivência, com cuidados muito especiais. Mas, infelizmente, 50% das crianças nascidas tão cedo que sobrevivem, têm problemas sérios e permanente de desenvolvimento.

Seu bebê não está apenas sentado (sobre a bexiga) sem fazer nada, ele está trabalhando intensamente, se preparando para a vida fora do útero, aprimorando os pulmões e ganhando uns quilinhos. Ele vai ganhar cerca de 200 gramas só nesta semana.
Outros destaques:
  • A situação está começando a ficar um pouco apertada no interior do útero, conforme o bebê cresce, e vai crescendo mais e mais. As suas costelas, mamãe, provavelmente não estão como nos bons e velhos tempos, quando elas não tinham um pé permanentemente entre elas. Detesto ter que lhe dizer isto, mas vai piorar antes de melhorar; 
  • As orelhas do seu bebê estão completamente funcionais agora. Você poderá notar que ruídos fortes e movimentos bruscos podem assustar o pequeno. Ele está se acostumando com os sons do cotidiano no interior do útero: o som do seu coração batendo, seus pulmões inalando e exalando ar, o ronco do seu estômago, porque o seu marido prometeu que traria aquele hambúrger duplo e até agora nada! Falando em ronco, o danadinho já é capaz de ouvir o ronco do pai dele, rs;
  • O bebê ouve praticamente tudo e reconhece a voz da mamãe em diferentes tons. Pois é. Ele ainda está na barriga, mas já está por dentro de tudo o que se passa. Se souber o sexo, é bom escolher já o nome do bebê e conversar com ele chamando-o pelo nome;
  • O bebê tem uma orelha interna agora plenamente desenvolvida. Isso significa o seu senso de equilíbrio está funcionando e ele sabe se está pendurado de cabeça para baixo ou de pé;
  • Nessa fase de gestação, o pequeno já está bastante serelepe. Consegue dar cambalhotas dentro da barriga e dar chutes e socos fortes.

Mudanças em seu corpo: O seu útero encontra-se agora entre 3,8 - 5,1cm acima de seu umbigo. Deve ser um pouco estranho ver que o seu umbigo está começando a "aparecer demais". Não se preocupe, ele voltará a seu estado pré-gravidez pouco após o parto.


Meninas, desculpem se tiver algo errado. Escrevi num a correria só porque meu dia hoje tá a treva de cheio. Se eu tiver tempo esse fim de semana atualizo vocês sobre umas coisas maravilhosas que aconteceram. Beijo, beijo!!!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante pra mim!

Obrigado pela visita!!!

♡ Grauce e Junior ♡