05 julho 2013

Sobre parcerias...

Tá ai um assunto delicado de se tratar e que vejo muitas blogueiras fazerem ser ter ao menos um noção: Parceria!

Esse post é mais como desabafo e toque pras meninas que fazem, me decepcionei ao fazer com algumas e quero que você que se interessa pelo assunto entenda o outro lado da moeda.

Logo que criei a GS Arte Visual, recebi algumas propostas de parceria. Como eu não conhecia muito do assunto, me vi tentada pela proposta das blogueiras e fiz. A maioria das parcerias funciona assim, a empresa fornece um de seus produtos para ser sorteado entre os leitores do blog parceiro e dá um para a blogueira, em troca tem sua logo colocada no blog parceiro. Dai faz-se um sorteio entre os leitores e o resto vocês devem imaginar como funciona/acontece. Quando essa parceria é feita, a empresa espera da blogueira ao menos uma divulgação dos seus produtos, mas não é bem assim. A maioria delas, depois que recebe o seu brinde, simplesmente esquece da empresa! A logo vira um bibelô no blog dela! (desculpem, mas é assim que eu vejo).

Não sei se elas pararam pra pensar nisso, mas a empresa faz a parceria não é pra dar produto ou fazer ter mais seguidores ou leitores. A empresa faz a parceria porque espera o mínimo de divulgação dos produtos dela, ou indicação de clientes e ambos - empresa e blog - possam crescer juntos, de mão dadas. Muitas blogueiras, tem 2/3 parceiros que trabalham com o mesmo produto.

Ahh, mas porque você tá falando isso? Porque eu me senti lesada, traída e explorada! E vou te contar um segredo, tem muita empresa decepcionada com as parceiras que possui pelo mesmo motivo que eu! Como eu descobri? Simples, troquei "figurinhas" sobre o assunto com algumas.

Eu não me importo de fazer parcerias. Mas já se deram conta que o produto dado sai do nosso bolso? Que custa o nosso tempo? E o que a gente recebe em troca? NADA! A única coisa que valeu a pena até agora pra mim foram os likes da fan page. Nunca tive UM cliente que falou "achei você através da fulana de tal".

Então, quando forem pedir parceria com alguma empresa, não priorize só GANHAR o brinde, ou aumentar o tráfego do seu blog, ou até mesmo ganhar dinheiro com isso. Pense também que a empresa MERECE a sua dedicação, lealdade e compromisso do mesmo jeito que ela tem com você.

Posso estar tocando na ferida de muita gente, mas eu fiquei muito, muito chateada com o que passei. Principalmente ao ver uma blogueira, que se dizia minha parceira, fazendo orçamento com outra pessoa. As artes que fiz pra ela ela fez o quê, deletou? Poxa custou meu tempo, minha criatividade. Fiquei triste, sim senhora!

Parem e pensem bem nisso. Eu não quero que se sintam ofendidas, mas podem ter certeza que fazendo isso, a empresa fará mais por vocês também. Tem umas que estão abrindo mão de parcerias por falta de compromisso das blogueiras. Se você não tem tempo pra colaborar, pelo menos não explore, porque ninguém quer trabalhar de graça!

Desculpem o desabafo.

3 comentários:

  1. Aconteceu a mesma coisa comigo e 3 x , agora aprendi não faço mais parcerias tbm rsrs

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga chato mesmo isso, sempre divulgo na minha pagina as novidade, quando nao recebo novidades !

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante pra mim!

Obrigado pela visita!!!

♡ Grauce e Junior ♡