08 janeiro 2013

Preocupação com a fala!

Acho que nunca comentei esse assunto aqui tão abertamente, mas estou tão preocupada que preciso dividir isso.

O Junior é super esperto, atento a tudo que acontece ao redor dele, é ativo, gosta de brincar, come de tudo, mas... fala pouco ou quase nada! Até hoje tudo o que ele fala é "tau", "mama", "auo", "qué" e agora "bô" (acabou). Pra uma criança de 1 ano e 8 meses ele tá atrasado!

Eu e o Maicon estamos estimulando ele, falamos o nome das coisas, na hora de dar tchau a gente fala o nome da pessoa e ele nada! Quando falamos uma palavra ele presta atenção no que nossa boca faz por 1/2 vezes e depois dane-se. Só falta ele dizer "mãe, tá chato isso! fala sério!" Além de estimular na pronuncia das palavras eu converso muito com ele, canto pra ele, mas parece que nada funciona!

O fato é que me incomoda ver que ele fala praticamente nada! Escondo isso até da família, sei que muita gente vai dizer que cada criança faz as coisas no seu tempo, mas o relógio dele tá atrasado a pampas!

Esse atraso na fala dele é um dos motivos mais fortes pra que eu o coloque na escolinha. Sei que ele vai desenvolver bem mais, pois vão ser estimulos mais naturais. Ele vai ter que aprender a falar pra se comunicar com os coleguinhas. 

Dói meu coração de mãe. Fico achando que a culpa é minha, que eu não estou ajudando em nada, que sou falha... Me sinto a verdadeira mãe de merda!

Por favor, me tragam uma luz. Seja uma matéria de revista, alguma coisa que ajude no estimulo, até história de alguem como ele vai ajudar!

5 comentários:

  1. Não é o caso do Junior, mas meu sobrinho tem Sindrome de Down e a escolinha ajudou muito mais do que tratamento com fono, é dificil, ainda mais qd a gente escolhe nao trabalhar fora para dar 100% de atenção aos pequenos e de repente, chegamos a conclusao que só carinho, amor não é suficiente... ixiiii, nao to preparada para isso, nao!!!
    Fique bem
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oh Grauce, eu não tenho uma experiencia materna pra te dizer, mas de qq modo acho que vc devia perguntar ao pediatra do Junior e identificar com ela se isso é muito ou pouco atraso....Espero que seu baby aprenda o be-aba logo pra ficar falando mais que muito contigo e te tranquilizar...bjinhos

    ResponderExcluir
  3. Ai amiga fala assim não... vc não tem culpa não! hoje minha amiga postou sobre isso no grupo...

    DICAS PARA ENSINAR SEU FILHO A FALAR BEM

    * Amamente-o exclusivamente até os seis meses. O aleitamento desenvolve a musculatura facial que é essencial para uma boa dicção.
    * Responda aos balbucios de seu filho olhando para ele, para que entenda que existe um diálogo.
    * Procure interagir sempre descrevendo o que está fazendo, ou algo que vocês vêem.
    *Nunca fale por ele. Esse é um erro comum cometido pelos pais e avós que, no intuito de ajudá-lo, antecipam a situação, impedindo que ele diga o que quer.
    * Fale as palavras do jeito que elas são, sem infantilizá-las. Assim, o pequeno terá a referência certa da pronúncia. Evite também as gírias.
    * Caso ele pronuncie de forma errada, jamais o corrija de maneira ríspida. Basta repetir a frase ou a palavra correta na conversa.
    * Consulte o pediatra caso perceba problemas respiratórios, como alergias ou adenóide aumentada que possam afetar a fala.
    * Após os seis meses, introduza comidas pastosas e deixe a consistência cada vez mais sólida. Assim como a amamentação, a mastigação é importante.
    * brinque de estalar a língua e os lábios para fortalecer as musculaturas faciais.
    * Cante e conte histórias.
    * Caso mamadeira e chupeta sejam necessárias, opte por bicos ortodônticos e restrinja seu uso.
    * A gagueira é normal até o 3o ano, por isso não faça piadas ou reprima-o.

    ResponderExcluir
  4. Bom esperoo ter te ajudado... depois vou postar mais coisas no meu blog...sobre o que ela falou...

    Bjinhos!!

    Vitoria ¨& Nathan

    ResponderExcluir
  5. Que bom que ajudou, fico muito feliz, mais continue assim mesmo, incentivando ele falar mesmo que seja quando ele quiser...rsrs bjinhos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante pra mim!

Obrigado pela visita!!!

♡ Grauce e Junior ♡